Open the menu

Passos para a instalação

Neste tópico estão descritos todos os passos necessários para a instalação e configuração do Lumis Portal , bem como as informações necessárias para a correta configuração dos servidores de aplicação e dos servidores de banco de dados suportados.

No CD do Lumis Portal , existem duas distribuições diferentes uma para cada plataforma, Windows® e Linux:

LumisPortal_<numero_da_release>.zip Arquivo zip para ser descompactado no ambiente Windows®.
LumisPortal_<numero_da_release>.tar.gz Arquivo para ser descompactado no ambiente Linux.

Os arquivos de distribuição possuem a seguinte estrutura de pastas:

/lib/shared Contém as bibliotecas (jar) utilizadas pelo Lumis Portal, que devem ser instaladas no servidor de aplicação em uma área shared .
/lumisdata/config Contém os arquivos de configuração do Lumis Portal.
/lumisdata/def/lumis Contém os arquivos de definição dos serviços.
/setup Arquivos de setup do banco de dados.
/www Arquivos de instalação do servidor de aplicação. O arquivo WAR é criado a partir desta pasta.
/www/lumis/doc Contém o manual do Lumis Portal (Help HTML, XSD e Javadoc da API pública).

Instalando o Lumis Portal

  1. Selecione a distribuição, em função do seu ambiente, e descompacte os arquivos em uma pasta local, em uma máquina cliente ou no próprio servidor. Para mais informações sobre os ambientes suportados, acesse o documento Requisitos do Sistema;
  2. No arquivo www/WEB-INF/web.xml: altere o valor do parâmetro do LumisDataPath para o caminho onde ficará a pasta “lumisdata ”;

    É possível utilizar valores de propriedades do sistema para gerar o caminho da pasta lumisdata. A Expression Language ${system.properties['nomePropriedade']} é substituída pelo valor da propriedade especificada. Exemplo:

    C:/${system.properties['LumisDirName']}/lumisData será substituído por C:/lumis/lumisData se houver a propriedade do sistema LumisDirName com valor lumis.

    Propriedades do sistema podem ser especificadas utilizando o parâmetro -D do java.exe.

  3. No arquivo lumisdata/config/lumishibernate.cfg.xml : altere as informações de conexão com o banco de dados. Neste arquivo, estão todos os exemplos de conexão para os bancos Oracle, MS SQL Server e MYSQL. Para criação da conexão desejada, selecione o item correspondente na seção banco de dados deste manual;
  4. Faça o deployment do Lumis Portal no servidor de aplicação Java™. No tópico Servidores de Aplicação deste manual, verifique as instruções servidor Java™ desejado;
  5. É possível que nesse ponto o portal ainda não esteja acessível, dependendo das configurações do ambiente. Durante a instalação o portal cria um website padrão que aceita requisições de http://localhost:8080/portal e https://localhost:8443/portal . É necessário configurar os websites corretos que esse portal servirá. Para isso, acesse o portal em modo de segurança (veja Modo de Segurança para mais detalhes), faça o logon com o usuário Administrador (login "admin") como descrito abaixo, acesse o Gerenciador de Websites, que fica em Configuração e faça as configurações apropriadas para seu ambiente.
  6. É necessária a configuração do repositório de Big Data a ser utilizado pelo portal. Essa configuração pode ser feita em Configurações do Ambiente. Caso o repositório a ser utilizado seja o Elasticsearch, o Lumis Portal disponibiliza uma versão embutida do mesmo. No entanto não é recomendado utilizar esta versão para ambientes de produção mas sim instalar uma versão a parte. Para informações de instalação do Elasticsearch veja Instalando o Elasticsearch.

A partir daí, o Lumis Portal está instalado e funcionando. Ele pode ser acessado pela URL configurada no passo 3.

Para fazer o primeiro logon no Lumis Portal , utilize o usuário Administrador. O login é "admin" e a senha, em branco. É recomendado alterar a senha do administrador por razões de segurança. Para alterar a senha, consulte a seção Usuários e Grupos.

installation_steps_000

Para administrar o Lumis Portal , veja o tópico Configurações, neste manual.

Para montar seu portal ou website , veja o tópico Portal Studio, neste manual.

Para customizações ou desenvolvimento de novos serviços, veja o tópico Customização e Desenvolvimento, neste manual.