Open the menu

Auditoria

Exibe informações de auditoria do Portal

O Lumis possui uma API para realizar auditoria. É possível registrar algumas operações originadas pelos usuários tais como: criação de um canal, criação de uma página, remoção de uma versão de conteúdo, etc.

Os dados registrados em cada operação são:

  • Categoria;
  • Tipo;
  • Identificador do Usuário;
  • Login do Usuário;
  • Título;
  • Descrição.

É possível determinar quanto tempo as entradas de Auditoria serão mantidas no banco de dados.  Também é possível habilitar e desabilitar os tipos de Auditoria. – isso determina se as entradas serão salvas no banco de dados ou não.  Todas as entradas são registradas no arquivo de log independentemente de estarem habilitadas ou não.

O campo "Categoria" representa uma área do Portal Lumis. O campo "Tipo" representa um tipo de operação possível para determinada área. Assim, cada categoria agrupa alguns tipos de operações possíveis. As categorias existentes são: “Audit”, "Structure", “Portal Studio”, "Content" e “Website”.

A categoria "Structure" agrupa as operações relativas à estrutura do Portal, tais como:        

  • Adicionar, atualizar e remover canal;
  • Adicionar, atualizar e remover página;
  • Adicionar, atualizar e remover instância de serviço;
  • Adicionar, atualizar e remover instância de interface;
  • Limpeza de cache de páginas e/ou canais via Portal Studio;

A categoria "Content" agrupa as operações realizadas nos conteúdos, tais como:        

  • Adicionar, atualizar e remover versão de conteúdo;
  • Bloquear e desbloquear Content Locale;

A categoria "Portal Studio" agrupa as operações realizadas no portal studio, tais como:        

  • Limpar cache do portal, canal e página;

A categoria "Audit" agrupa as operações realizadas referentes à administração da auditoria, tais como:        

  • Habilitar / desabilitar a funcionalidade de auditoria;

A categoria "Website" agrupa as operações referentes ao website, tais como:        

  • Adicionar, atualizar e remover website;
  • Adicionar, atualizar e remover URLs de um website;

O campo "Título" apresenta um resumo da operação realizada.

A descrição varia de acordo com o componente que está registrando a operação. Cada componente monta o texto que será utilizado como descrição de acordo com os dados que forem relevantes para a operação.  Algumas informações que podem estar disponíveis na descrição de uma entrada de auditoria são: identificador da interface de serviço, identificador e nome da página, identificador da instância de serviço, etc.
Abaixo, exemplo de uma entrada de auditoria no arquivo de log:

Permissionamento

  • Gerenciar instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço, incluindo apagar ele como todo.
  • Editar conteúdo de instância de serviço: Permite gerenciar todos os dados dessa instância de serviço com perfil de publicador.
  • Visualizar instância de serviço: Permite visualizar dados públicos dessa instância de serviço.

Interfaces