Open the menu

Construindo o aplicativo

Pré-requisitos

Antes de construir o aplicativo, são necessários os seguintes requisitos:

Construindo o aplicativo

O primeiro passo para a construção do aplicativo é baixar o código-fonte base a partir do Lumis Portal, pelo serviço Gerenciador de aplicativos mobile. Após isso, deve-se extrair o código base em uma pasta, digamos em ~/tmp/app.

Depois, é necessário baixar do repositório as dependências NPM.
Para isso, basta abrir um prompt de comando na pasta <pasta do app>/www (no exemplo, ~/tmp/app/www) e executar o seguinte comando: npm install.

Após isso, deve-se preparar o aplicativo. Para isso, basta abrir um prompt de comando na pasta <pasta do app> e executar o seguinte comando: cordova prepare.

Para construir o aplicativo, basta executar, na pasta do aplicativo, o seguinte comando: cordova build <target>, onde <target> é o alvo da construção (android ou ios).

Para construir no iOS, são necessários alguns passos adicionais. Ao executar o comando cordova build ios, será criado um projeto do Xcode. Esse projeto fica em platforms/ios e é um arquivo com extensão .xcodeproj. Deve-se abrir esse arquivo no Xcode, como na figura a seguir:

Abrindo o projeto no Xcode

Uma vez que o projeto esteja aberto, algumas configurações devem ser feitas. A primeira é selecionar o certificado adequado para assinar o app.

Selecionando o certificado
Para isso, clique no projeto, depois na aba General e depois selecione a combo box Team. Em seguida selecione o certificado adequado.
Selecionando o certificado

Após isso, deve-se selecionar as funcionalidades para que o app possa receber notificações push. Para isso, clique no projeto e em seguida na aba Capabilities. O Xcode mostrará, então, a lista de funcionalidades do app. Devem ser selecionadas as opções Push Notifications e Background Modes. Em Background Modes, deve ser selecionada a opção Remote Notifications.

Selecionando as funcionalidades
Selecionando as funcionalidades

Após isso, o app estará pronto para ser construído pelo Xcode.

Testando o aplicativo

Para testar o aplicativo, basta executar, na pasta do aplicativo, o seguinte comando: cordova run <target>, onde <target> é o alvo da construção (android ou ios). Opcionalmente, pode-se adicionar um parâmetro --device para indicar que a execução utilizará um dispositivo conectado.

No caso do iOS, pode ser necessário disparar a execução através do Xcode.