Montagem

Top  Previous  Next

O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os editores de conteúdo e para o usuário final da solução, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço de FAQ, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do conteúdo e áreas de visualização do serviço pelo usuário final.

 

Administração: Esta interface permite o cadastro e manutenção do conteúdo dos faqs pelo editor de conteúdo;
Lista: Esta interface disponibiliza a lista de perguntas mais freqüentes cadastradas para o usuário final da solução, linkáveis para suas respostas, que são disponibilizadas na interface Detalhes;
Detalhes: Esta interface exibe a pergunta e a resposta aninhados após a seleção da primeira na lista de perguntas.

Para disponibilizar o serviço de FAQ para o usuário final, basta instanciar as interfaces Lista e Detalhes em páginas diferentes do canal.

Segundo um padrão determinado para os produtos que compõem o gestor de conteúdos do Lumis Portal uma das possíveis maneiras é a apresentação de todas as perguntas e respostas relacionadas abaixo de uma ferramenta de busca do Lumis Portal, a qual permite ao usuário realizar uma procura apenas na área de FAQ.

O ambiente de administração de FAQ requer apenas uma página em um canal restrito do portal, onde apenas os editores de conteúdo terão acesso, após o login. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página pertença a um canal específico, o qual está sendo chamado aqui de “FAQ”.

faq011

Atribuição de Permissões

Para que o editor de conteúdo possa acessar o ambiente administrativo de FAQ, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Editar conteúdo de instância de serviço”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço.

Na figura abaixo, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário "Carla" está com permissão “Editar Conteúdo”, atribuída pelo administrador do portal.

faq013

Para que o editor de conteúdo realize upload de arquivos, é necessário que ele tenha a permissão de Efetuar Upload de arquivo no Gerenciador de acesso do portal.

 

Observação

 

O Lumis Portal oferece como sugestão de montagem deste serviço um prebuilt channel com uma estrutura de canal, páginas, e disposição das interfaces nas páginas.

Para informações sobre como instanciar canais, páginas, e atribuição de permissões no controle de acesso, consultar a seção sobre Portal Studio .

Através do right-click da interface, encontram-se disponíveis parametrizações para a instância de serviço e customizações para a interface. Consultar a seção Customização de instâncias de Interfaces. Entre elas o repositório de imagens a ser utilizado no editor HTML.


Lumis Portal 8.2.2.160411
Copyright © 2006â??2016 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.