Montagem

Top  Previous  Next

O serviço pode ser montado de diversas maneiras, para os editores de conteúdo e para o usuário final da solução, dependendo de como foi arquitetado pelo administrador do portal.

Para utilizar o serviço de Conteúdo HTML, basta instanciá-lo em um canal e arrastar suas interfaces para as áreas das páginas em modo de edição. Suas interfaces correspondem a um ambiente administrativo de cadastro do conteúdo e uma área de visualização do serviço pelo usuário final.

 

Administração: Esta interface permite o cadastro e manutenção de conteúdos HTML pelo editor de conteúdo.
Conteúdo: Esta interface disponibiliza o ultimo conteúdo cadastrado e aprovado pelo processo de workflow.

Para disponibilizar o serviço de Conteúdo HTML para o usuário final, basta instanciar a interface Conteúdo na página desejada.

O ambiente administrativo de conteúdos HTML requer apenas uma página em um canal restrito do portal, onde apenas os editores de conteúdo terão acesso, após o login. A fim de proporcionar uma maior organização no portal, é aconselhável que esta página pertença a um canal específico.

 

Atribuição de Permissões

Para que o editor de conteúdo possa acessar o ambiente administrativo de Conteúdo HTML, o administrador do portal deve atribuir a ele a permissão “Editar conteúdo de instância de serviço”. Esta permissão é concedida no controle de acesso da instância do serviço.

Na figura a seguir, há um exemplo do controle de acesso de uma instância de serviço, cujo usuário “Carla” está com permissão “Editar Conteúdo”, atribuída pelo administrador do portal. Com a permissão “Editar Conteúdo” o usuário tem acesso a interface administrativa porém não conseguirá cadastrar conteúdo. Para isso deve ser concedido pelo menos um dos papéis do workflow padrão. Portanto foi concedido ao usuário “Carla” papel “Editor”.

htmlContent04

 

Observação

 

Se a interface conteúdo HTML for instanciada em um arquivo de layout, esta instância de serviço não possuír conteúdo cadastro e não possuír nenhuma interface no mesmo pageholder, o HTML exemplo deste pageholder será automaticamente inserido como conteúdo nesta instância de serviço.
Para informações sobre como instanciar canais, páginas e atribuição de permissões no controle de acesso, consultar a seção sobre Portal Studio .
Através do menu de contexto da interface, encontram-se disponíveis parametrizações para a instância de serviço e customizações para a interface. Consultar a seção Customização de instâncias de Interfaces. Entre elas o repositório de imagens a ser utilizado no editor HTML.

Lumis Portal 8.2.2.160411
Copyright © 2006â??2016 Lumis EIP Tecnologia da Informação LTDA. Todos os direitos reservados.